5º Fórum Mundial de Educação Continuada
Introdução

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são os pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves
(em: http://www.rubemalves.com.br/gaiolaseasas.htm)


O Instituto Asas é formado por profissionais da área de comunicação social e educação, como jornalistas, fotógrafos, professores, web designers.

» O que queremos

Ampliar o conhecimento e incentivar a apropriação dos jovens sobre as diversas possibilidades comunicacionais atuais, proporcionando a estes adotarem uma visão crítica sobre as ferramentas e meios de comunicação existentes. Para isso, o Instituto Asas tem como balisadora a “educação pela comunicação e mediação”, inspirada na concepção de Educomunicação de Mário Kaplun. “As pessoas se educam durante toda a vida, em um processo que inclui toda classe de situações e estímulos.”

» No que acreditamos

O Instituto Asas acredita que na Educomunicação todo processo de mediação deve, mais que possibilitar a co-participação entre educadores e educandos, permitir que os registros, vivências e sentimentos de ambas as partes estruturem-se em espaços de reflexão, em fontes de conhecimento e aprendizagem e em espaços de relações afetivas, propiciando assim uma visão da comunicação mais humanizadora e transformadora.

» Como trabalhamos

As oficinas e os workshops do Instituto Asas propõem uma abordagem bastante coerente da educação pela comunicação, em que o processo de mediação envolvido torna-se ao mesmo tempo uma experiência cultural, informatizacional e educacional, pois parte não apenas da formação e instrumentalização sobre os meios mas, principalmente, de pesquisa direcionada e da ampliação do repertório de educandos e educadores.